quinta-feira, 28 de abril de 2011

Chá

Um saquinho de chá em uma xícara. Ponha a água fervente e deixe em infusão 2 a 5 minutos. Esperei um tempo para ficar morno e degustei com torradas e ricota. O sabor? Delicioso! Chá preto sabor tangerina.




A maior especialista de chá no Brasil ensina como preparar, comprar e harmonizar. Li a reportagem em uma revista, achei interessante, principalmente, porque sou uma apreciadora dessa bebida!


Temperatura - alguns tipos exigem uma temperatura ideal, como os chás verdes, que devem ser servidos de 60 a 90 graus, ou seja, com a água mais fria.


Açúcar - está associado ao prazer e depende do gosto de cada um. Eu não resisto. Não gosto de nada amargo. Só o chocolate.


Harmonização - uma massa forte com queijo, o chá ideal é o mais encorpado, como o preto ou o chá oolongo (mais fermentado). Para refeições mais leves, como peixes, frutos do mar ou saladas, o chá verde quente ou gelado, é boa opção excelente.


Compra - se possível, adquira o chá a granel, o chá vendido em saquinho, muitas vezes possui mais galhos e folhas do que propriamente erva. Se for o de saquinho, procure os que não tenham cloro na composição do papel, que não altera o sabor. Observe, também se não tem mofo.


Água - não utilize a água da torneira pois o cloro interfere no gosto. Prefira água mineral ou filtrada.


Preparo - ferver a água, em seguida colocar a erva em infusão. O tempo deve estar indicado na embalagem. O segredo do chá é o tempo. O chá verde, deve ficar de um a dois minutos, se passar do tempo o chá libera taninos e fica amargo.


Alguns chás caros e raros

1) Japan gyokuro orgânico - puro chá verde, japonês, um dos melhores do mundo. Herbal, adocicado, misturado com amêndoas verdes e baunilha. Com 50g custa em torno de R$ 139,00.

2) Yin zhen silver nails - folhas tenras e brotos colhidos no início da primavera. Secos num processo especial e submetidos a um raríssimo processo de fermentação. Gosto: doce frutado, suave, com acento floral. 50g em média R$ 180,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário