quinta-feira, 28 de abril de 2011
Chá
Ricardo Brennand
A primeira aquisição de Brennand foi a biblioteca completa do historiador José Antônio Gonsalves, um dos principais estudiosos no Brasil do período holandês (1630-1654).
Contém cerca de 5.000 livros e periódicos, alguns com anotações do historiador.
Segundo Leonardo Dantas, historiador e consultor do Instituto Brennand, "É a mais importante biblioteca para o estudo do período holandês no Brasil. Ela reúne raridades que o Dr. Ricardo (Brennand) comprou em leilão ou que chegaram até ele".
Entre a raridades destaca-se o "Historiae e Naturalis Brasiliae de 1648, primeiro tratado sobre a história natural escrito nas Américas, cujos autores faziam parte da comitiva de Maurício de Nassau. Além dos Atlas de Gaspar Barleus, ilustrado ricamente, como é o caso da edição colorida de"Rerum per Octennium in Brasilia", de 1647, um tesouro, considerada pelo bibliófilos. (Fonte: Folha de São Paulo de 17/04/2011)
terça-feira, 26 de abril de 2011
Flor de Sal
A Flor de Sal contém todos os 84 eligoelementos e micronutrientes encontrados no mar. Um nível adequado deste sal é muito importante para o bom funcionamento do nosso organismo.
terça-feira, 19 de abril de 2011
O Mundo - Clarice Lispector
Se eu for o mundo, não terei medo.
Se a gente é o mundo, a gente é movida por um delicado radar que guia.
VINHO SAINT HONORE
Marcamos um encontro no sábado a tarde, na casa de um amigo eu e mais um casal.
Cada um levou alguma coisa, bebida ou comida. Preparei umas sardinhas no vapor que ninguém resistiu (qualquer dia passo a receita) raspamos o tacho, como diz a gíria. O casal levou a feijoada, por sinal muito bem preparada. Os homens degustaram cerveja e eu e minha amiga escolhemos um vinho, somos degustadoras assíduas. Já no final da tarde, como o vinho evaporou, com muita conversa, e ouvindo música, meu amigo lembrou-se que tinha uma garrafa de vinho antigo. Fiquei curiosa, e quando ele nos apresentou a garrafa, fiquei encantada com o seu design.
Bem, o vinho já era vinagre. Fiquei pensando quanto tempo aquela garrafa de vinho não deve ter ficado "largada", sem nenhum cuidado. Que pena!
Tirei várias fotos da garrafas em diversos ângulos, essa é uma delas.
Concluindo a história, minha amiga ficou tão interessada na garrafa, quanto eu. Ela liberou e eu fiquei com a garrafa.
segunda-feira, 18 de abril de 2011
Belas Pernas
O Laço e o Abraço (Mário Quintana)
domingo, 17 de abril de 2011
Salpicão
quarta-feira, 13 de abril de 2011
Licor Lemomcello
Copo de Cristal
terça-feira, 12 de abril de 2011
Tempo
domingo, 10 de abril de 2011
Ferran Adrià
sexta-feira, 8 de abril de 2011
Salsicha temperada
Preparo: mergulhe as salsichas em água fervente durante 2 minutos, Retire e escorra. Coloque numa saladeira e tempere com o azeite, o alho e a salsa picada. Tampe, deixe esfriar e leve à geladeira por 2 horas antes de servir.
Vinhos degustados
Medalla Real Gran Reserva, Cabernet Sauvignon, 2007, Valle do Maipo, Chile. Cor vermelho rubi, tostado, que evidencia período em madeira, sutil toque vegetal. No palato é frutado, encorpado, potente e de bom equilíbrio. Taninos macios e média/longa persitência.
Amat, Tannat, 2005, Cerro Chapéu (Bodegas de Carrau), Uruguai, vinho de ótima estrutura e taninos bem vivos, top de linha. Esse vinho é muito especial.
Saint Clair - Family Estate, Marlborough, vicar's choise, 2009, Sauvignon Blanc, Nova Zelândia, um delicioso vinho encorpado, sabores maduros de amora e mirtilo, taninos de estrutura fina, com toque de carvalho francês.
Molho de mostarda
Pão de alho
terça-feira, 5 de abril de 2011
Cerveja no café da manhã
segunda-feira, 4 de abril de 2011
Geleia de cajá
sexta-feira, 1 de abril de 2011
Ponto de Vista
Ponto de vista
Molho 2
MOLHOS
Molho 1
- Molho de Ricota: 1/2 ricota, 1/2 maionese, 1 colher de orégano e 3 colheres de aveia. Misture a ricota (que fique uma pasta), maionese, orégano e a aveia acrescente o azeite a gosto. Sirva com torradas e pães.
Recife Manhã de Sol - J. Michiles
Vejo o Recife prateado / À luz da lua que surgiu / Há um poema aos namorados No céu e nas águas dos rios /
Um seresteiro, um violão Anunciando o amanhecer / Um sino ao longe a badalar Recife inteiro vai render / Ave Maria ao pé do altar Bumba-meu-boi, Maracatu / Recife dos meus carnavais Não vejo mais sinhá mocinha / À luz de um lampião de gás És primavera dos amores / Do horizonte és arrebol Vai madrugada serena / Traz delirante poema Recife manhã de sol.À minha tão querida capital do meu Pernambuco. Fico muito triste quando vejo o descuido das pessoas com a nossa cidade. Tão linda!!!