Ricardo Brennand abre em Recife uma biblioteca para o público ainda neste semestre, com um acervo que conseguiu reunir com mais 60 mil itens, entre eles, livros partituras musicais, manuscritos, etc.
A primeira aquisição de Brennand foi a biblioteca completa do historiador José Antônio Gonsalves, um dos principais estudiosos no Brasil do período holandês (1630-1654).
Contém cerca de 5.000 livros e periódicos, alguns com anotações do historiador.
Segundo Leonardo Dantas, historiador e consultor do Instituto Brennand, "É a mais importante biblioteca para o estudo do período holandês no Brasil. Ela reúne raridades que o Dr. Ricardo (Brennand) comprou em leilão ou que chegaram até ele".
Entre a raridades destaca-se o "Historiae e Naturalis Brasiliae de 1648, primeiro tratado sobre a história natural escrito nas Américas, cujos autores faziam parte da comitiva de Maurício de Nassau. Além dos Atlas de Gaspar Barleus, ilustrado ricamente, como é o caso da edição colorida de"Rerum per Octennium in Brasilia", de 1647, um tesouro, considerada pelo bibliófilos. (Fonte: Folha de São Paulo de 17/04/2011)
Nenhum comentário:
Postar um comentário